top of page

Ancestrais 15 - Rinaldo Scotti

  • Foto do escritor: Thiago Gonçalves de Lins
    Thiago Gonçalves de Lins
  • 28 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de out. de 2023

A primeira geração da família Scotti no Brasil


Nesse décimo quinto capítulo - Ancestrais 15 - irei escrever sobre o meu nonno Rinaldo, o primeiro da minha linhagem Scotti nascido no Brasil.


ree

Treviso, Santa Catarina / Foto Viagens e Caminhos


Rinaldo Scotti nasceu há exatos 116 anos - 28 de setembro de 1907 - no Núcleo Nova Treviso na Colônia de Nova Veneza. Ele era o quarto filho dos imigrantes italianos Giuseppe Michele Scotti e Catterina Alborghetti.


ree

Certidão de batizado de Rinaldo Scotti


Um fato curioso (na verdade dois) é referente ao nome do meu avô. Minha mãe Rosalina conta que, minha avó - Mammama - dizia: "A vó Catterina chamava o pai de vocês de Rinaldo". Portanto, o nome dele era realmente Rinaldo, mas todos o chamavam de Reinaldo.


A segunda curiosidade: repararam que na certidão acima é citado José? Ele só é encontrado na certidão de batismo. Nas demais certidões, desapareceu! Minha mãe relatou que não sabia desse segundo nome.


Confusões de cartorários e de padres a parte, Rinaldo passou a infância e juventude no Núcleo Nova Treviso. Em princípios de 1925, então com 17 anos de idade, seguiu com a família para Bom Retiro, trocando o calor do Sul de Santa Catarina pelo frio da Serra.


ree

Mapa da região do Costão do Frade

O quadrado em vermelho era o local da residência de Rinaldo Scotti

[1] Capela do Costão do Frade


Uma das famílias que se instalaram em Bom Retiro, além da Scotti, foi a Lorenzi - ou parte dela. Hermínio Lorenzi era cunhado de Rinaldo (casado com Angela Maria Scotti). Além de cunhados, eram amigos e viajavam sempre juntos para Treviso.


Foi o tio Hermínio quem apresentou sua sobrinha Albina Maria Cambruzzi - minha querida Mammama - para o vovô Rinaldo. Ele foi, digamos, um cupido para os dois!


No dia 14 de novembro de 1929 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Urussanga foi realizado o casamento de Rinaldo e Albina. O casamento civil foi no dia 21 de novembro.


ree

Trecho da certidão de casamento civil de Rinaldo Scotti e Albina Maria Cambruzzi


Depois do casamento, Albina seguiu com Rinaldo para o Costão do Frade (Bom Retiro). Plantavam milho, feijão, batatinha, arroz... Tinham criação de gado e porcos. Faziam queijo e manteiga.


Rinaldo e Albina tiveram 13 filhos, entre eles, minha mãe Rosalina, sendo ela, a segunda geração dos Scotti nascidos no Brasil.


Como toda boa família italiana a cultura alimentar era muito forte. A tradicional Polenta - ainda hoje presente na família - era sagrada! Mammama desmanchava a farinha de milho na água quente com cuidado para não deixar empelotar. Em seguida, vovô Rinaldo continuava o trabalho com uma boa e velha colher de pau, mexendo sem parar até estar cozida e pronta para servir toda a família.


No início da década de 1970 Rinaldo e Albina transferiram residência do Costão do Frade para o centro de Bom Retiro. Ele faleceu de infarto seis anos depois no dia 31 de maio de 1976. Seu corpo está sepultado no Cemitério Municipal de Bom Retiro.


ree
ree
ree
ree

__________

Foto de capa: Treviso, Santa Catarina

Créditos: Viagens e Caminhos

Acesse o link abaixo para dicas e roteiros de viagem



 
 
 

Comentários


© 2022 por Thiago Gonçalves de Lins

Criado com Wix

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page